quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Frankfurt... hora de voltar para casa

Deixando Berlim, nosso destino foi Frankfurt. Essa era nossa última viagem de trem. No início, planície, no fim, pequenas elevações. No início, todos os rios seguindo normalmente o seu curso, no fim, muitos rios extrapolando os limites do seu curso e gerando enchentes. Desembarcamos na estação central de Frankfurt, procuramos o “i” para informações e mapas e seguimos de metrô para o nosso hotel. Era sexta feira, 14 de janeiro.
Frankfurt é a terceira maior cidade da Alemanha, com cerca de 670 mil habitantes. Cortada pelo rio “Main”, a cidade é a capital financeira do país. O contraste entre o antigo e o novo pode ser visto em toda parte.
Para nossa surpresa, o nosso hotel, “Mercure Hotel Frankfurt Eschborn Sued”, situa-se numa cidade próxima à Frankfurt, chamada Eschborn. Nessa cidade, tudo é novo. Seu estrondoso crescimento é fruto da presença de grandes empresas em seu território (especialmente empresas do setor de comunicação). Suíte também confortável e muito silêncio.
Em Frankfurt, visitamos a “Kaiser Dom”, catedral imperial erguida no século XV e palco de diversas coroações, a “Zeil”, principal rua comercial da cidade, o “Main”, rio que havia transbordado dias antes da nossa chegada (o volume de suas águas ainda estava muito alto, impedindo o trânsito na avenida que o margeia). É... acho que o ritmo caiu consideravelmente...
Deixando a “Zeil”, comemos “Bratwurst”, ou seja, salsicha de porco com mostarda picante. Para beber, uma grata novidade: “Appflelwine”, isto é, vinho de maça. Muito bom!
O destaque de Frankfurt vai para o “Römerberg”, o “Morro dos Romanos”. Na verdade, não é morro, mas praça. Linda praça! Praça com casinhas edificadas entre os séculos XV e XVIII. Praça com o edifício da antiga prefeitura. Praça com uma fonte da justiça no centro. Praça com uma singela capela. Praça ao lado de um belo passadiço. Praça...
Finalmente, depois de um mês na Europa, retornamos ao Brasil na noite do dia 16 de janeiro. Das 64 fotos que tirei, 10 estão no meu Facebook.
Luiz Felipe Xavier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário