sábado, 14 de julho de 2012

Celebrar

A atitude do quinto e último dia do CLADE V foi "Celebrar". Assim como nos demais dias, começamos com cânticos de adoração e louvor ao nosso Deus. Celebramos, com muita alegria, o seu amor constante. Celebramos, com muitos abraços, a fraternidade produzida pela Trindade.
Antes da devocional, fomos saudados pelo representante do Conselho Mundial de Igrejas, que lamentou a negação de vistos às pessoas de alguns países que queriam participar do CLADE V e convidou-nos para a próxima assembléia, cujo tema é "Deus da vida, conduza-nos à justiça e à paz. Essa assembléia acontecerá em outubro, na República da Coréia.
A devocional de hoje foi dirigida por uma brasileira. Em João 21, encontramos a última refeição de Jesus com seus discípulos. Assim como a multidão teve fome (Cf. Jo. 6) os discípulos também tiveram fome. Esse texto é marcado por continuidade e mudança. Além disso, outros aspectos merecem destaque. O primeiro está relacionado ao espaço: os discípulos saem das casas para as ruas. O segundo está nos números: os sete discípulos representam todos discípulos. O terceiro está relacionado ao tempo: assim como Jesus ressuscita de manhã a missão dos discípulos é "ressuscitada" de manhã. Os dois momentos do texto são muito significativos. O chamado à missão é renovado em torno da mesa e a motivação da missão é purificada. Por fim, aprendemos que Jesus é o centro da missão, não nós mesmos e nossos próprios projetos. Quando Jesus é o centro da missão, a nossa presença no mundo passa a ser marcada pelo amor.
Toda a tarde foi ocupada pela assembléia geral da FTL e Jorge Henrique Barro foi re-eleito como presidente.
À noite, aconteceu a celebração de encerramento. Depois de um tempo de cânticos, René Padilla e Samuel Escobar foram homenageados pela vida dedicada e serviços prestados à Missão Integral. René Padilla falou sobre a sua história como um filme dirigido pelo próprio Deus. Samuel Escobar destacou o fato de que a América Latina precisa ser evangelizada, precisa submeter-se a Jesus como Salvador e Senhor. Destacou também a importância das igrejas locais como espaços onde os discípulos que engajarão-se na Missão Integral serão formados.
Depois dessa homenagem, a Carta Pastoral do CLADE V foi lida. Destaco as seguintes ênfases: a necessidade de seguir o Jesus dos Evangelhos; a urgência de uma missão transformadora; o Reino de Deus que manifesta-se no movimento que luta pela vida; a direção e o poder do Espírito Santo para denunciar a injustiça e proclamar a esperança; a promoção de um modelo de comunidade que reflita a Trindade; a edificação de comunidades de iguais; o chamado à seguir a Jesus em seu Reino de vida, guiados pelos Espírito Santo.
Tendo sido feita a leitura, ouvimos a voz de Jesus que disse-nos: "Se tu me amas, apascenta as minhas ovelhas".
Como é tradição em encontros da FTL, caminhando para o fim do congresso, todos nós participamos da mesa do Senhor. Comi do pão e tomei do vinho em companhia do Christian Gillis, meu amigo e pastor, e do Wilson Costa. Ceia na FTL é como na foto!
O momento seguinte foi marcado pela transição da secretaria executiva. Ruth Padilla passou o bastão para o amigo Marcelo Vargas. Em sua primeira fala como secretário executivo, este último ressaltou seu desejo de ser uma ponte entre hispanos e brasileiros. Desafiou-nos também a seguirmos adiante, amando a Jesus. A oração de posse do novo comitê diretivo foi feita pelo casal Arana.
O CLADE V foi encerrado com uma oração da irmã Dorothy, a primeira mulher a assumir uma posição de liderança na FTL. Ela orou especialmente pela nova geração que chega. Em seguida, catamos o hino do CLADE V e fomos todos despedidos com a bênção apostólica cantada pela Priscila Vargas.
Agradeço a Deus pelo privilégio de ter participado do CLADE V. Agora, é arrumar tudo e voltar para casa.
Luiz Felipe Xavier.

2 comentários:

  1. Luiz, gracias por vemir a Clade y escribir tus crónicas diarios. No veo nada sobre el Foro Teológico con Juan José Tamayo. ¿Lo escribirás después?
    Harold Segura

    ResponderExcluir
  2. Olá, Harold Segura!
    Obrigado por suas palavras!
    O Foro Teológico com José Tamayo será objeto de um post especial, tendo em vista que foi um dos pontos mais altos do CLADE V.
    Abraço,
    Luiz Felipe.

    ResponderExcluir