segunda-feira, 2 de julho de 2012

Na expectativa do CLADE V


No último feriado de Corpus Christi, a Fraternidade Teológica Latino-Americana – Setor Brasil (FTL-B) reuniu-se no acampamento da Mocidade para Cristo (MPC), em São Sebastião das Águas Claras (cidade próxima a Belo Horizonte), para sua consulta nacional.
A palavra de abertura foi dada pelo Carlinhos Veiga. Dentre outras coisas, destacou que, nestes três últimos anos, um dos grandes avanços da FTL-B foi a abertura de novos núcleos. Logo em seguida, falou o Jorge Barro. Tendo como base o Evangelho de Marcos, enfatizou que o seguimento de Jesus implica em serviço, sofrimento e morte.
A programação prosseguiu com uma mesa sobre a atual conjuntura brasileira. Lyndon, Clemir e Welington destacaram o clima de euforia e ufanismo pelo crescimento econômico nacional (Brasil como sexta economia do mundo), a agenda conservadora de um governo dito de esquerda, a má distribuição de renda, a corrupção indiscriminada, a grande arrecadação sem um investimento proporcional em políticas públicas, a violência contra a mulher, a discussão sobre o Novo Código Florestal, realização da Rio + 20, a criação da Comissão Nacional da Verdade, a preparação para a Copa do Mundo de 2014 e a expectativa acerca do senso religioso de 2010.
Na noite desse primeiro dia, Júlio Zabatiero falou sobre lugares e modos da Teologia. Depois de afirmar que Teologia não é doutrina, missiologia e ciência da religião, propôs que a mesma deve ser edificante (ambiente da igreja), profética (ambiente da sociedade), testemunhal (ambiente do mundo cotidiano) e cognitiva (ambiente da academia). Ouvimos tudo, cada um reteve o que considerou bom e assim chegamos ao fim do primeiro dia.
O segundo dia começou com o devocional do Ricardo Barbosa. Ele lembrou-nos que o Reino de Deus encontra-se dentro de nós e que todos nós precisamos orar. Orar não para apresentarmos o nosso mundo a Deus, mas para entrarmos no mundo de Deus. Nesse caminho em direção ao mundo de Deus, a oração que Jesus nos ensinou é o mapa que indica-nos o caminho certo a seguir.
Depois do Ricardo Barbosa, o Ariovaldo Ramos falou sobre o Reino de Deus e a justiça hoje. Distinguindo entre Reino de Deus, que é o que Deus sustenta, e reinado de Deus, que é onde a vontade de Deus é realizada, ele afirmou que toda criatura tem o direito de viver à altura da sua dignidade. Isso é justiça! Ou seja, justiça é tudo para todos e todos com tudo. Simples assim!
Ainda pela manhã, tive a oportunidade de conduzir um momento maravilhoso de testemunhos de Missão Integral. Por intermédio da Gleydice (da ACEV), ouvimos o que Deus tem feito na Paraíba. O Leandro (da ALEF) contou-nos o que Deus tem realizado no Rio Grande do Norte. Por meio do Rafael, escutamos boas novas sobre a ação de Deus em Guarapari, no Espírito Santo. E, finalmente, fomos desafiados pela Lucy a envolver-nos na campanha Bola na Rede, contra a violência e exploração sexual de crianças. Muito animados e cheios de esperança, assentamo-nos ao redor da mesa para almoçarmos juntos.
Após o almoço, tivemos assembléia. Ouvimos o relatório da antiga diretoria e elegemos a nova: Lyndon, Carlinhos, Lucy, Wilson e eu. Que privilégio! Que responsabilidade! Peço a Deus que, à semelhança de Jesus, usemos o poder a nós concedido para servir ao maior número de pessoas possível. À noite, depois da tempestade e do jantar, houve uma reflexão sobre a questão ambiental, seguida de apresentações artísticas. Infelizmente, devido aos compromissos pré-agendados, não pude estar presente.
O terceiro dia começou com a primeira reunião da nova diretoria. Dentre outras coisas, decidimos que a consulta nacional de 2013 acontecerá também no feriado de Corpus Christi, em Salvador, Bahia. O último devocional ficou sob a responsabilidade de duas mulheres: Lucy e Any. A primeira apresentou duas marcas que todo discípulo de Jesus deve ter: sensibilidade e resistência (Che Guevara dizia: “Ternura e Firmeza”). A segunda ressaltou a importância do lembrar e fez a seguinte pergunta: “O que deixaremos de memória para a próxima geração?”.
Logo em seguida, a nova diretoria tomou posse e Carlos Queiroz pregou sobre o seguimento de Jesus. Partindo do pressuposto que a mais plena revelação de Deus é Jesus Cristo de Nazaré, ele desafiou-nos a seguir esse Jesus nos espaços de risco e nas comunidades carentes; a seguir esse Jesus no cuidado integral, especialmente do corpo; a seguir esse Jesus no processo de escuta (discernimento) e de obediência à vontade dele; a seguir esse Jesus no modo de fazer política (hierarquia invertida) e de relacionar-se socialmente (amplitude); a seguir esse Jesus não tendo como referencial a realidade de mercado (Mamom e a “Ideologia da Prosperidade” X simplicidade e contentamento); a seguir esse Jesus transitando nos espaços religiosos, porém, não restringindo-se a eles; e a seguir esse Jesus no processo de humanização profunda da existência. Para tal seguimento, ele sugeriu três caminhos: primeiro, receber as crianças; segundo, receber os necessitados; e terceiro, receber pequeninos (os que são grandes e fizeram-se pequenos).
Chegando ao fim, dois momentos foram muito marcantes. O primeiro momento foi o de compartilhar os azedos e doces da vida. Como ensinado pelo Novo Testamento, aproveitamos o espaço de culto para praticar os princípios de mutualidade ou mandamentos recíprocos. O segundo momento foi o de participar da ceia do Senhor. Em torno da mesa, comemos do pão e bebemos do vinho, recordando o sacrifício do Cordeiro de Deus em nosso lugar. Que tempo maravilhoso!
Faltam exatamente uma semana para o CLADE V. A inscrição está feita, as passagens estão compradas e o hotel está reservado. A expectativa é grande. Que Deus nos dê um tempo igualmente maravilhoso em San José, Costa Rica!
Luiz Felipe Xavier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário