sábado, 31 de dezembro de 2011

Milão, Verona e Veneza... Natal entre amigos e passeios maravilhosos...

Seguindo viagem, de Florença fomos para Milão. Desembarcamos na bela estação central. Como de praxe, procuramos o “i” para informações e mapas, mas o posto já estava fechado. De tram, fomos para a casa dos amigos Gabriel e Amanda, onde ficamos hospedados por dois dias (depois, fomos para um apartamento que alugamos). Na porta, de forma inusitada, fomos recebidos pela Viviane, brasileira que mora no mesmo condomínio e que iria passar-nos as chaves do apartamento. Naquele momento, ela foi uma singela expressão do cuidado do Deus Conosco.

Milão é a segunda maior cidade da Itália e a capital da região da Lombardia, com cerca de três milhões e novecentos mil habitantes. É uma metrópole, com tudo que isso significa. Verona é uma cidade da região do Vêneto, com cerca de duzentos e sessenta mil habitantes. É discreta e jovial. Veneza também é uma cidade da região do Vêneto. É diferente e romântica. Tendo Milão como base, visitamos Verona e Veneza.

Em Milão, conhecemos: a “Piazza Duomo” (belíssima praça, no centro da cidade); a Duomo (terceira maior igreja do mundo e catedral gótica mais antiga da Itália, que tem em sua fachada mais de 3.400 estátuas – é, simplesmente, maravilhosa); a “Galleria Vittorio Emanuele” (centro de compras, com lojas das principais grifes do mundo – só passamos); o “Teatro ala Scala” (famosa casa de óperas – só vimos de fora); e o “Castello Sforzesco” (castelo edificado no século XIV – o mais preservado que já entrei).

Em Verona, conhecemos: a “Piazza Bra” e a “Piazza Erba” (as duas principais praças da cidade); a “Arena” (enorme anfiteatro romano, na “Piazza Bra”); a “Via Mazzini (rua que conecta as duas praças); a suposta “Casa di Giulietta” (onde encontra-se uma estátua da amada de Romeu e milhares de recados de casais apaixonados, escritos nas paredes repletas de chicletes), o “Fiume Adjige” (rio que corta a cidade, em forma de “S”); a “Ponte Pietra” (uma ponte, em arco romano, do século I); e o “Teatro Romano” (imponente edificação situada no alto um monte – no por do sol é lindo). Verona lembra juventude!

Sem dúvida alguma, o destaque vai para Veneza, onde conhecemos: a “Piazza de San Marco” (grande praça da cidade, cercada por prédios históricos); a “Basilica di San Marco” (igreja em estilo bizantino, cujos mosaicos refletem a intercessão entre o cristianismo do Ocidente e do Oriente); e o “Campanário” (torre que oferece a melhor vista da cidade – lá de cima, entendi porque Veneza é diferente das demais cidades que conheço no mundo). Seguindo a tradição, fizemos o passeio de gôndola. Nosso gondoleiro era veneziano, falava português (misturado com espanhol) e cantava. Pelos canais silenciosos, debaixo de cada ponte, não faltavam beijos – mesmo que fosse só um choquinho. Veneza é sinônimo de romantismo!

Na virada do dia 24 para o dia 25, reunimo-nos, no apartamento do Gabriel e da Amanda, para celebrar o Natal. Ao todo, onze pessoas: eu, Thaís, Mariana, Samuel, André, Tânia, Jaqueline, Eduardo, Viviane e os donos da casa (quase uma reunião da Redê...). Depois de comer, beber e jogar conversa fora, inspirados pelos relatos dos Evangelhos, recordamos o verdadeiro sentido do Natal: Jesus vem ao mundo para salvar-nos dos nossos pecados (cf. Mt. 1:21); Jesus é Emanuel, Deus Conosco (cf. Mt. 1:23); Jesus é digno de ser adorado como Deus (cf. Mt. 2:2); Jesus é aquele que conduz-nos como pastor (cf. Mt. 2:7); Jesus tem ofício de profeta, sacerdote e rei (cf.Mt. 2:11); Jesus humilha-se, radicalmente, desde o seu nascimento (cf. Lc. 2:7); Jesus deve ser glorificado (cf. Lc. 2:14); Jesus traz-nos a paz (cf. Lc. 2:14); Jesus manifesta-nos o favor de Deus (cf. Lc. 2:14); Jesus é aquele que dá-nos a vida (cf. Jo. 1:4); e Jesus é a Palavra de Deus que faz-se carne e habita entre nós (cf. Jo. 1:14). Nesse encontro, Deus fez muitas coisas que vimos e tantas outras que não vimos.

Dessa vez, nossa experiência gastronômica ficou por conta do casal Gabriel e Amanda. Ao que me parece, os quatro anos de Itália lhes fizeram muito bem. Durante as refeições de Natal, degustamos diversos queijos, variados vinhos, e todo tipo de massa italiana. Isso sem contar o Tiramisù, sobremesa típica da Itália, preparado pela Amanda. Sensacional!!!!

Por fim, na manhã de segunda feira, dia 26 de dezembro, partimos para Paris. Das 446 fotos que tirei, quarenta e cinco estão no meu Facebook.

Luiz Felipe Xavier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário