quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Florença... bela parada

Deixando Roma, nosso segundo destino foi Florença. Para a nossa alegria, começaram os trechos de trem. Chegando à estação central da cidade, procuramos o “i” para informações e mapas, mas descobrimos que ele mudou de lugar. Agora, encontra-se do outro lado da rua que fica em frente à estação. Era terça, 20 de dezembro.

Florença é considerada a capital da Toscana, uma das regiões mais belas da Itália. Berço da Renascença, a cidade possui cerca de quatrocentos e quarenta e oito mil habitantes.

Hospedamo-nos no “Hotel Diplomat”, de frente para a estação central. Nunca havíamos ficado em um hotel tão bem localizado! Perto do centro histórico da cidade, prédio novo (estilo contemporâneo), quarto amplo (não muito confortável) e excelente café da manhã (pães e queijos maravilhosos).

Por falar em gastronomia, degustamos a famosa “Bistecca alla Fiorentina” com feijão branco (untado com azeite de oliva). Só de lembrar, fico com água na boca... De sobremesa, biscoito “Cantuccini” (típico da região da Toscana) acompanhado de Vinho Santo (que de doce e licoroso, lembra Vinho do Porto).

Nas 24 horas que passamos em Florença, visitamos: a “Basilica di Santa Maria Novella” (igreja construída entre os séculos XIII e XIV, que fica em frente à estação); o “Battistero di San Giovanni” (construção mais antiga da cidade, do século V ao IX, onde encontram-se os mosaicos que inspiraram detalhes do inferno da divina comédia de Dante); a “Cattedrale di Santa Maria del Fiori (catedral e cartão postal da cidade, com a fachada em mármore verde, rosa e branco – subimos os 463 degraus da torre dessa igreja para ver Florença do alto); a “Galleria degli Uffizi” (museu mais importante do mundo sobre a Renascença, onde encontram-se, principalmente, pinturas do século XIII ao XVIII); a “Ponte Vecchio” (única ponte sobre o rio Arno, do século XIV, que ficou intacta após a Segunda Guerra Mundial); e a “Piazzale Michelangelo” (uma praça sem graça, mas que oferece uma bela vista da cidade).

O destaque de Florença vai para o “David” de Michelangelo. Essa belíssima estátua fica na “Galleria dell’Accademia”. Sem dúvida, o “David” é a estátua mais bela que já vi! De um mármore bruto, que encontrava-se na “Cattedrale di Santa Maria del Fiori”, Michelangelo esculpiu o grande rei de Israel (embora haja controvérsias sobre sua identidade, especialmente pelo fato de não estar circuncidado). A obra possui impressionantes cinco metros e dezessete centímetros, ressaltando a mão direita, rica em detalhes.

Optamos por essa cidade, graças às indicações dos amigos Gabriel e Amanda, brasileiros que moram na Itália há quatro anos. Ali, descobri que, atualmente, prefiro muito mais cidades pequenas que cidades grandes, tranqüilidade que agitação, andar a pé que usar o transporte público. Uma coisa é certa: Florença foi uma bela parada!

Finalmente, deixamos Florença na quarta, 21 de dezembro, em direção à Milão. Das 206 fotos que tirei, quinze estão meu Facebook.

Luiz Felipe Xavier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário