terça-feira, 11 de abril de 2017

Pior cego é aquele que acha que vê

O Evangelho de Marcos nos apresenta uma série de quatro milagres sobre “ouvir” e “ver”. O primeiro é a cura de um surdo e gago; o segundo é a cura de um cego em duas etapas – diga-se de passagem, o único milagre nos Evangelhos que acontece em etapas; o terceiro é a cura de um endemoninhado surdo e mudo; e o quarto é a cura do cego Bartimeu. Como todo texto bíblico, a narrativa da cura do cego em duas etapas (8:22-26) precisa ser lida à luz do seu contexto imediatamente anterior, que trata da cegueira dos discípulos de Jesus (8:14-21). Embora estes já vejam mais do que os líderes religiosos de Israel, eles ainda não vêem tudo claramente. Logo, a narrativa da cura do cego em duas etapas pode ser lida a partir do fato em si, a restauração física, e a partir do que o fato simboliza, a restauração espiritual. Isso porque Jesus é o Messias que restaura tanto a visão física quanto a visão espiritual. Tomando como referência essa narrativa, constatamos que o processo de restauração dessas visões se dá em três etapas.
A primeira etapa é a da cegueira total. Marcos diz que Jesus e os discípulos vão para Betsaida, uma aldeia de pescadores na margem norte do Lago da Galiléia, a leste da foz do Jordão. Ali, algumas pessoas levam um homem cego e pedem a Jesus que o toque. Esse homem é alguém que se sente amaldiçoado por Deus e excluído da vida religiosa. Mas Jesus o toma pela mão e o leva para fora do povoado. Aqui, chama a atenção o fato de que a condição inicial desse homem simboliza a condição inicial dos discípulos: cegueira total. O que os discípulos não viam? Eles não viam que Jesus acolhe pecadores por graça, não por méritos. Marcos deixa claro que Jesus acolhe graciosamente os “amaldiçoados” e excluídos da vida religiosa e nos chama a fazer o mesmo. Como igreja de Jesus, precisamos estar de braços abertos. Mais do que isso, precisamos dar o braço e caminhar com aqueles “amaldiçoados” e excluídos que nos são trazidos.
A segunda etapa é a da visão parcial. Fora do povoado, Jesus cospe nos olhos do homem cego e lhe impõe as mãos. Depois de fazer isso, Jesus lhe pergunta: “Você está vendo alguma coisa?”. O homem levanta os olhos e diz: “Vejo pessoas; elas parecem árvores andando.”. Sua visão ainda está turva. Agora, porém, ele deixa a condição de cegueira total e entra na condição de visão parcial. Aqui, chama a atenção o fato de que a condição intermediária do homem simboliza a condição atual dos discípulos: visão parcial. O que os discípulos vêem parcialmente? Embora já vejam a graça de Jesus, eles ainda não conseguem ver os efeitos danosos da hipocrisia religiosa dos seus dias. No contexto imediatamente anterior, essa hipocrisia é ilustrada pelo chamado “fermento dos fariseus”. Marcos deixa claro também que Jesus se compadece dos que sofrem e nos chama a fazer o mesmo. Nós nos compadecemos dos que sofrem quando o seu sofrimento nos afeta e nos leva à ação em seu favor.
A terceira e última etapa é a da visão total. Mais uma vez, Jesus coloca as mãos sobre os olhos do homem. Desta vez, seus olhos são abertos totalmente. O milagre se consuma, sua vista é restaurada e ele vê tudo claramente. O que está acontecendo aqui é o cumprimento das profecias messiânicas. Tomemos como exemplo a profecia de Isaías 42:6-7,16: “Eu, o Senhor, o chamei para a justiça; segurarei firme a sua mão. Eu o guardarei e farei de você um mediador para o povo e uma luz para os gentios, para abrir os olhos aos cegos, para libertar da prisão os cativos e para livrar do calabouço os que habitam na escuridão. (...) Conduzirei os cegos por caminhos que eles não conheceram, por veredas desconhecidas eu os guiarei; transformarei as trevas em luz diante deles e tornarei retos os lugares acidentados.”. O tão esperado Messias dos judeus e dos gentios chegou! A prova disso é que os cegos estão vendo. Jesus cura o homem cego e o manda para casa, dizendo: “Não entre no povoado!”. Aqui, chama a atenção o fato de que a condição final do homem simboliza a condição final que Jesus espera dos discípulos: visão total. O que os discípulos precisam ver totalmente? Eles precisam ver que Jesus é o Messias tanto dos judeus quanto dos gentios. Marcos deixa claro ainda que Jesus restaura completamente os desafortunados e nos chama a fazer o mesmo. Para a glória do Pai, em nome de Jesus e no poder do Espírito Santo, nós podemos ser instrumentos de transformação de vidas e de realidades. Para tal, faremos bem em começar com as pequenas demandas que nos são trazidas. De uma coisa podemos ter certeza: uma vez que Jesus entrou na História, não há história que não possa ser transformada por ele.
Que Deus, por sua graça, nos ajude a ver claramente!
Luiz Felipe Xavier.

3 comentários:

  1. Luiz, muito obrigada por essa reflexão. Sem dúvida, fui edificada agora. Deus continue usando sua vida. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Luiz, muito obrigada por essa reflexão. Sem dúvida, fui edificada agora. Deus continue usando sua vida. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir