terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Paraíba... bela, de gente boa

Lembro-me que um dos primeiros acordos que Thaís e eu fizemos foi o de viver uma vida simples e de viajar o máximo possível. Depois de seis anos de casados, posso dizer, com alegria, que temos conseguido fazer isso.
Viagens vêm e vão. Algumas marcam mais, outras marcam menos, mas todas marcam. Marcam-nos com doces lembranças.
A viagem à Paraíba veio devagar e foi-se depressa. Posso dizer que chegamos em João Pessoa com poucas expectativas e a deixamos com muita saudade. Que cidade bacana!
É bacana por ser simples. Parece que estamos numa cidade do interior. É bacana por ser pequena. Tudo é muito perto, tão próximo que podemos ir a pé. É bacana por ser acolhedora. Nunca vi um povo tão gente boa quanto o paraibano.
A Paraíba é bela. Tão bela que deixa-nos boquiabertos. O amanhecer no farol, no extremo oriente das Américas, no local onde o Sol nasce primeiro. O centro histórico, com seus casebres multi-coloridos e suas igrejas centenárias. A visita ao projeto Guajiru, prova viva de que com uma boa causa (no caso, as tartarugas) e com boa vontade, muita coisa boa pode ser feita. O passeio de catamarã à Ilha Vermelha, um pedaço do Éden no Brasil. A estada em Cabedelo e no Forte de Santa Catarina, no litoral norte. O entardecer no Rio Paraíba e o belíssimo pôr do Sol, ao som do Bolero de Ravel. A Praia Bela, onde rio e mar se casam, a Praia de Coqueirinhos, eleita a segunda mais bonita do nordeste brasileiro, e a Praia de Tambaba, com suas relaxantes piscinas naturais, no litoral sul. O encontro das praias de Tambaú e Cabo Branco, no meio do agito. E o anoitecer, correndo no calçadão e sendo refrescado pela brisa do mar. Só de lembrar, dá saudade...
Saudade também do nosso guia Jorge, da Luck Receptivos. Gente boa "da gota e da moléstia". Foi ele que tornou todos os nossos passeios sensacionais. Saudade dos funcionários do hotel Village Premium, especialmente da Mileide e da Lays, que sempre recebiam-nos com um sorriso no rosto, e da Lia, que atrapalhava nossa dieta com suas saborosas tapiocas no café da manhã. Saudade do Rodrigo e da sua Penélope Charmosa, uma Toyota Rosa, 4X4, para 15 pessoas. Sem dúvida, o melhor passeio que fizemos. E saudade dos nossos companheiros de viagem e irmãos em Cristo. Foi uma alegria encontrar o Kleber, a Marília e a Cida, da Redê, na Paraíba.
Por fim, quero destacar um fato que marcou-me, profundamente. Em um dos nossos passeios, uma moça disse à Thaís: "Que família maravilhosa a sua! É difícil ver um casal viajando com seus pais e os mesmos se darem tão bem.". Confesso que emocionei-me ao ouvir isso. Sou muito grato a Deus pela vida do meu pai, Luiz Carlos, meu exemplo de serviço, pela vida da minha mãe Marilia, meu exemplo de amor, pela vida do meu sogro-pai Beto, meu exemplo de generosidade, e pela vida da minha sogra-mãe Fátima, meu exemplo de discernimento. Thaís e eu somos gratos a Deus pelos nossos pais e, certamente, a Anne será muito grata a Deus pelos seus avós.
Se Deus quiser, eu quero voltar muitas vezes à Paraíba... bela, de gente boa.
Luiz Felipe Xavier.

Um comentário:

  1. Que legal! A galera ainda postou isso na fanpage dos Hotéis Village... Olha: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=557043811058555&set=a.219306491498957.46371.148812425215031&type=1&stream_ref=10

    Voltem sempre à Paraíba! :]

    ResponderExcluir