quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Jesus: o caminho para sair da crise de fé


Nos dois últimos meses, tenho refletido sobre a carta aos Hebreus. Essa carta foi escrita a judeus convertidos à fé cristã. Tais judeus cristãos creram no Evangelho, começaram a seguir a Jesus e entraram numa profunda crise de fé. No capítulo 5, entre os versos 11 e 14, o autor apresenta-nos essa triste situação: “Quanto a isso, temos muito que dizer, coisas difíceis de explicar, porque vocês se tornaram lentos para aprender. Embora a esta altura já devessem ser mestres, precisem de alguém que ensinem a vocês novamente os princípios elementares da palavra de Deus. Estão precisando de leite, e não de alimento sólido! Quem se alimenta de leite ainda é criança e não tem experiência no ensino da justiça. Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal.”.
Assim como os judeus cristãos passaram por crise de fé, hoje, muitos de nós também passam por crise de fé. Logo, a pergunta é: o que precisamos fazer para sair dessa crise? A carta inteira é uma resposta a essa pergunta. Aqui, quero apresentar uma parte, a mais importante, diga-se de passagem, dessa resposta: Jesus.
No capítulo 4 de Hebreus, entre os versos 14 e 16, encontramos uma das mais belas descrições sobre Jesus. Diz-nos o texto: “Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda firmeza à fé que professamos, pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado. Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.”.
Que verdade maravilhosa e encorajadora! A esperança para pessoas pecadoras, fracas e ambíguas como nós está em nosso Sumo Sacerdote, a saber, em Jesus, o Filho de Deus. Primeiro, esse Sumo Sacerdote é grande. Se o sumo sacerdote judaico era apenas um homem, ele é também o Filho de Deus. Ele é Deus que se fez homem para levar o homem de volta a Deus. Segundo, esse Sumo Sacerdote adentrou os céus. Se o sumo sacerdote judaico entrava apenas no santo dos santos, uma vez por ano, ele adentrou os céus, de uma vez por todas. Não há mais necessidade de sacrificar animais para ser perdoado por Deus, pois o único sacrifício suficiente já foi feito, de forma última e definitiva, na presença de Deus e dos homens. Terceiro, esse Sumo Sacerdote pode compadecer-se das nossas fraquezas. O texto afirma que ele passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado. Ele identificou-se conosco em nossas fraquezas e compadece-se de nós em nossas necessidades.
Sabem o que isso significa? Isso significa que nenhum de nós é uma surpresa para Jesus, nosso Sumo Sacerdote. Quando ele derramou seu sangue sabia, exatamente, que tipo de pessoa estava comprando. Ele sabia que somos pecadores, sabia que somos fracos e sabia que somos ambíguos. E, apesar de nós mesmos, ele amou-nos e comprou-nos para si mesmo, a fim de transformar-nos à sua própria imagem.
Jesus é o caminho que faz-nos sair da crise de fé. Ele convida-nos a aproximarmo-nos do seu trono. Essa aproximação acontece a partir de qualquer situação quando os joelhos se dobram e os lábios se abrem. Quando decidimos por tal aproximação, o medo que outrora habitava-nos dá lugar à confiança. Somos tomados pela certeza de que tudo já está consumado! O nosso Sumo Sacerdote já fez a purificação última e definitiva dos nossos pecados. À medida que aproximamo-nos do seu trono, somos recebidos pela misericórdia e pela graça. Ele não retribui-nos conforme merecemos. Muito pelo contrário! Ele dá-nos exatamente o que não merecemos. Por fim, tendo chegado diante do trono, recebemos também toda a ajuda de que necessitamos para viver a vida. Pecados... acontecerão; fraquezas... serão experimentadas; ambiguidades... ainda farão parte da caminhada. Todavia, o Sumo sacerdote que assenta-se no trono estará no mesmo lugar, cheio de misericórdia e de graça, esperando sempre pela nossa chegada.
Está em crise de fé? Confie tão somente em Jesus, nosso Sumo Sacerdote. Ele é o caminho para você sair dessa terrível situação.
Luiz Felipe Xavier.
Esse texto foi publicado no informativo da Igreja Batista da Redenção.

2 comentários:

  1. Olá , passei pela net encontrei o seu blog e o achei muito bom, li algumas coisas folhe-ei algumas postagens, gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns, e espero que continue se esforçando para sempre fazer o seu melhor, quando encontro bons blogs sempre fico mais um pouco meu nome é: António Batalha. Como sou um homem de Deus deixo-lhe a minha bênção. E que haja muita felicidade e saude em sua vida e em toda a sua casa.
    PS. Se desejar seguir o meu humilde blog, Peregrino E Servo, fique á vontade, eu vou retribuir.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Antônio!
    Deus é bom!
    Espero que volte sempre e seja edificado por aqui.
    Abraço,
    Luiz Felipe.

    ResponderExcluir