quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Já na Bolívia...

Já estamos em terras bolivianas!

Desde o início da viagem, temos percebido a mão de Deus dirigindo-nos, nos mínimos detalhes. De Belo Horizonte para São Paulo, tudo tranqüilo (até para os três que tiveram que esperar por duas horas, devido ao atraso no vôo). Em Guarulhos, conseguimos fazer o check in como grupo, o que foi muito bom. Depois de almoçarmos juntos, passamos pela Polícia Federal e nos acomodamos na sala de embarque. Nós e a delegação do Flamengo (lamentável!), que viajaria para a Bolívia no mesmo vôo. Assentado ao nosso lado, em pouco mais de uma hora, o Ronaldinho Gaúcho tirou foto com mais de 100 torcedores.

Com uma hora de atraso, partimos de São Paulo para Santa Cruz de la Sierra. Como não tinha mais janela, todos os 13 integrantes da nossa equipe assentaram-se próximos, no meio do avião (exceto o Bernardo). Chegamos ao nosso destino no entardecer-anoitecer. Quando o pouso foi anunciado, consegui um lugar na janela e pude ver a cidade do alto. Muito plana, pouco movimentada e com muitas ruas de terra. A imigração foi tranqüila (até para o Nick), mas demorada, pois perdemos muito tempo na fila (a delegação do Flamengo passou por trás, o que deixou-nos revoltados, especialmente a Laura).

Tendo recebido o carimbo, saímos correndo para fazer nossa conexão (me lembrei do filme “Esqueceram de mim”...). Graças a Deus, conseguimos embarcar em direção à La Paz. Durante o vôo, alguns dormiram e outros ficaram acordados para apreciar a fantástica aterrissagem em El Alto (cidade onde localiza-se o aeroporto, a 4.100m., acima do nível do mar). Após 55 minutos, desembarcamos no nosso destino final. Enquanto esperávamos nossa bagagem na esteira, uma brasileira sentiu-se mal e desmaiou, devido à altitude. Entre nós, todos passaram e passam bem.

Fomos recebidos por cerca de 10 irmãos bolivianos. Faixas de boas vindas, beijos e abraços. Acolhimento carinhoso que jamais esqueceremos. Tendo acomodado tudo e todos (em duas vans e um carro), descemos para La Paz. Chegando ao CCM (Centro de Capacitación Misionera), acomodamo-nos em nossos quartos (excelentes, por sinal), assentamo-nos em torno da mesa para uma pequena refeição e preparamo-nos para dormir.

Todos nós dormimos muito bem. Acordamos tarde e tomamos café juntos. Logo em seguida tivemos um momento devocional, em companhia dos nossos anfitriões. Nesse momento, eu fiz uma pequena introdução aos princípios de mutualidade ou mandamentos recíprocos, e dirigi uma reflexão sobre os dois primeiros: “amem uns aos outros” e “aceitem uns aos outros”. Depois de um tempo de oração, o Marcelo e a Silvana deram-nos uma aula sobre cultura boliviana. Foi, simplesmente, sensacional!

Almoçamos juntos e fomos passear. Visitamos uma bela praça, trocamos dólares por bolivianos, compramos o que precisávamos num supermercado, tomamos um maravilhoso café e voltamos para casa. À noite, recebemos os jovens da igreja para um tempo juntos, tivemos duas reuniões importantes com as lideranças das igrejas daqui e entregamos os presentes à família que nos recebe. Amanhã, começaremos a trabalhar duro.

Hoje é dia 17 de janeiro de 2012. Esse foi o nosso primeiro dia.

Luiz Felipe Xavier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário