terça-feira, 22 de novembro de 2011

O que é o Evangelho?

O Evangelho é a boa notícia de que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não levando em conta os pecados dos homens. Essa boa notícia, simples e profunda, tem o poder de transformar as nossas vidas.

Primeiro, o Evangelho é uma boa notícia por causa dos pecados dos homens. Deus criou-nos para relacionar-se conosco, mas nós pecamos contra ele, rompendo esse relacionamento. Logo, o pecado é a nossa rebelião contra Deus, o que nos separa dele e nos torna merecedores do seu juízo.

Segundo, o Evangelho é uma boa notícia por causa da reconciliação providenciada por Cristo. Jesus morreu pelos nossos pecados para providenciar a nossa reconciliação com Deus. O Justo entregou-se a si mesmo pelos injustos, o Santo pelos pecadores. O juízo que deveria ser derramado sobre nós foi derramado sobre Jesus. Ele foi sepultado e ressuscitou. Assim, a conta foi paga, o perdão foi ofertado e a reconciliação com Deus possibilitada.

Terceiro, o Evangelho é uma boa notícia por causa do amor de Deus. Deus demonstrou o quanto nos ama ao oferecer seu Filho em sacrifício por nós quando ainda éramos tão ingratos e maus para com ele. O próprio Deus vem em nossa direção, abrindo-nos o caminho até ele mesmo.

Resta-nos, portanto, receber essa oferta do amor de Deus. Como isso é possível? A resposta pode ser dada em duas palavras: arrependimento e fé. Arrepender-se implica em mudar a mente e romper com uma vida de pecado. Fé implica em confiar plenamente no que Jesus realizou na cruz e decidir viver uma nova vida. Essa nova vida é dinamizada pelo Espírito Santo, que torna-nos, a cada dia, mais parecidos com Jesus. Nessa nova vida todos os nossos relacionamentos são reordenados. Passamos a amar a Deus e a obedecê-lo. Passamos a amar a nós mesmos e desfrutar de paz interior. Passamos a amar ao nosso próximo e a servi-lo. Passamos a amar a criação de Deus e zelar por ela.

Se essa palavra fez sentido para você hoje, dê razão a Deus e acolha o seu amor. Como um pai que espera o retorno do seu filho, de braços abertos, ele espera por você.

Luiz Felipe Xavier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário