quarta-feira, 26 de agosto de 2020

ALEGRIA, TRISTEZA E INDIGNAÇÃO

Cheguei na Faculdade Batista de Minas Gerais em agosto de 2007 e saio em agosto de 2020. Juntamente com quase todo o corpo docente da Teologia, fui demitido, ontem.

Sou muito grato a Deus pela caminhada com os meus colegas professores e com os meus queridos alunos. Foi um tempo excelente, que deixará boas lembranças e muitas saudades. A foto acima, em sala de aula, ilustra bem isso.


Alguns têm me perguntado como estou me sentindo neste momento tão difícil. Honestamente, sinto alegria, tristeza e indignação. Alegria pela bela história, tristeza pela repentina ruptura e indignação pela forma como tudo aconteceu. É lamentável constatar que o plano perverso de acabar com o nosso curso presencial de Teologia alcançou êxito.


Saio com a certeza de que cumpri a minha missão, dando o melhor de mim. Durante estes 13 anos de exercício da minha vocação, não apenas dei aula. Vivi aula, como costumo dizer. A intensidade era tanta que, muitas vezes, saía da faculdade quase sem energia, porém, absolutamente realizado.


Peço a Deus que abençoe cada aluno e aluna que tive (alguns se tornaram amigos). Abençoe sua vida, família, igreja e ministério!


Lamento por ter sido impedido de concluir este semestre que iniciamos há algumas semanas. Aos meus últimos alunos ali, todo o meu respeito e toda a minha gratidão. Eu estava cumprindo o que prometi no primeiro dia de aula: estava fazendo o possível para que tivessem o melhor período da vida de vocês. Que pena que não pude continuar! Desejo-lhes tudo de bom. Jamais desistam de uma formação teológica de qualidade. Jamais!


Ah, não poderia deixar de mencionar o nosso encontro de despedida, ontem, pelo Zoom. Foi um daqueles momentos quando o céu parece tocar a terra. Foram duas horas de boas gargalhadas e de muitas lágrimas. Guardarei no coração as generosas palavras de gratidão e de encorajamento de vocês.


E quanto ao futuro? Obviamente, não sei o que acontecerá. Tenho alguns sonhos e alguns planos. Amo a Deus e desejo prosseguir no serviço a ele e ao seu Reino, através do ensino da Teologia. Quero continuar refletindo de maneira bíblica e contextual, como nos ensinam especialmente os nossos mestres latino-americanos. Também quero cada vez mais distância dos fundamentalismos e de toda tentativa de formatação, de uniformização e de encaixotamento.


Agora, quero me recolher por um tempo e discernir a direção para os próximos passos.


Que a luz de Deus brilhe intensamente sobre tudo e sobre todos nós!


Amém!


Luiz Felipe Xavier.

34 comentários:

  1. Gostaria de manifestar a satisfação imensa de ter tido você como professor, da minha parte te considero um amigo, você é daquelas pessoas raras que como disse algumas vezes aqui em casa: Se pudesse colocaria no bolso e traria pra casa pra continuar compartilhando dos seus ensinamentos e companhia!
    "CORAGEM "
    Deus em Cristo continue abençoando sua vida grandemente!

    ResponderExcluir
  2. Grande professor Luiz... Gratidão por tudo! A oportunidade de aprender e viver o amor de Deus de forma tão intensa, como você vive e transmite é gratificante para TODOS testemunharem seus feitos em simplicidade e humildade...

    O Reino de Deus que se manifesta entre nós, porém ainda não em sua plenitude, te direcionará pela LUZ...

    Me recordo, nesse momento, da passagem de Atos 11:23-24, quando Barnabé foi enviado para Antioquia da Síria para verificar a situação dos novos cristãos, que no meio da perseguição e morte de Estêvão, a esperança renascia ali pela AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO, e o Evangelho crescia, espalhava rapidamente pela graça de Deus. Imagine Barnabé presenciando esse milagre, essa dádiva ao ver os gentios, pagãos se convertendo nessa situação aparentemente impossível...
    Ele deve ter se desabado, quebrantado diante de tamanho Amor de Deus...

    Barnabé chegou ali, talvez todo "armado" e pronto para exortar(agir) e se depara com a graca de Deus, VENDO com os seus próprios olhos, literalmente, estava diante da Graça de Deus...

    A obra é dEle. Ele está no controle. Ele é um Deus que nos surpreende. Agente não precisa fazer absolutamente nada, NADA, apenas descanse...

    Cristian Martins de Souza
    Seu aluno e admirador...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato, Cristian! Agora, o que estou tentando fazer é isto: descansar e discernir. Abraço.

      Excluir
  3. Agradeço a Deus, por ter me dado a oportunidade de estar aos pés do professor Luiz Felipe, por 5 períodos do curso de teologia. Que Deus te abençoe Dr.Luiz. Os passos de um homem bom são guiados por Deus. Um forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado e amém! Quero muito saber quem é você também.

      Excluir
  4. Agradeço a Deus, por ter me dado a oportunidade de estar aos pés do professor Luiz Felipe, por 5 períodos do curso de teologia. Que Deus te abençoe Dr.Luiz. Os passos de um homem bom são guiados por Deus. Um forte abraço!
    Com carinho, Marcelo Machado.

    ResponderExcluir
  5. Vou guardar na memória cada momento, cada ensinamento, angústia e disciplina cursada. Quantos dias fui para faculdade em lágrimas, e muitos desses dias ficava parado na subida, respirando fundo e segurando o choro para entrar em sala de aula com dignidade. Ali me encontrava, fui intenso aproveitei cada minuto, por isso sou grato a Deus por tudo ali vivido. Eu ficarei com as suas palavras gravadas na alma. Sempre dizendo: Coragem! Coragem!
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Muito triste como as coisas aconteceram. Zero de respeito com os professores e alunos.

    ResponderExcluir
  7. Muito triste como as coisas aconteceram. Zero de respeito com os professores e alunos.

    ResponderExcluir
  8. Continuamos crendo que o Senhor Deus está no comando.

    ResponderExcluir
  9. Luiz que notícia mais lastimável.
    Você foi sem dúvida alguma, o melhor professor/mestre que eu tive em toda a minha vida.
    E me sinto muito honrada e grata a Deus, pelo tempo que passamos na faculdade Batista, além de tudo poder contar com você na mentoria da minha monografia.
    Grande mestre, uma perda irreparável para os alunos que não terão o ápice de estudar com um perito no estudo do novo testamento, além de ser um professor humano e sensível, é lamentável.
    Muito obrigada por tudo na minha passagem pela teologia, você como mestre fez total diferença.
    Muito obrigada! Muito obrigada! Muito obrigada!
    Continuarei em oração por sua vida e de sua família e sei que Deus não falha em seus propósitos.
    Força e coragem mestre!!!!

    (Ps. Assim que eu retornar para Belo Horizonte mandarei cookies.)

    Forte abraço professor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Ray! Saudades de você. Obrigado por suas palavras tão generosas! Estou aguardando os meus cookies, hein. Os melhores que já comi. 😋 Abraço.

      Excluir
  10. Pastor estou chocada , espantada e extremamente triste com tal notícia. Você é e foi um dos melhores professores que tivemos ali na FBMG . Triste ter chego a esse ponto. Mas quero deixar meu agradecimento, a cada aula, e suas apostilas que revisito. A cada Coragem e estímulo . Hj é o que lhe desejamos! Cada momento da sua vida que foi partilhada, como o nascimento do seu filho, as risadas, as preciosas sacadas bíblicas que só vc nos fez enxergar e nos tornar amantes pela teologia. Nos tornou os teólogos que somos. Vou deixar aqui algo q vc disse sobre o conceito de Piedade que era consciência constante da presença de Deus. E é com isso que vc deve se assegurar. Que Deus te dê sabedoria e direção , é triste e sofremos contigo, mas onde vc for seja dando cursos, não deixe seu conhecimento te limitar, extrapole fronteiras vc não precisa de uma faculdade por trás, vc só precisa de alunos e isso vc ja tem. Seus alunos te amam. E vão te seguir. Esteja em paz e vc nos marcou pra sempre com suas experiências. E temos em você uma referência de Teólogo, servo, professor. Isso nos inspira.
    Que Deus te sustente Um abraço saudoso de sua orientanda Raissa da Costa Santos. Não pare , prossiga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Raissa! Muitíssimo obrigado por sua mensagem. Estou considerando tudo o que você disse. Deus me chamou para pastorear e ensinar. Certamente eu seguirei. Quando houver alguma novidade, você ficará sabendo. Abraço.

      Excluir
  11. Fui seu aluno na Metodista. Parabéns pelo professor que você é. Realmente não só na Teologia mas em muitos ambientes escolares, se percebe a decadência do ensino em nome da prata.Deus te de luz e sabedoria para te nortear neste momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Alexandre! Este falso deus chamado Dinheiro é perverso. Quem a ele adora, com ele fica parecido. Mas ele será totalmente vencido. É só uma questão de tempo. Em Deus e na plenitude do seu Reino estão a nossa esperança. Abraço.

      Excluir
  12. Fui seu aluno na Metodista. Parabéns pelo professor que você é. Realmente não só na Teologia mas em muitos ambientes escolares, se percebe a decadência do ensino em nome da prata.Deus te de luz e sabedoria para te nortear neste momento.

    ResponderExcluir
  13. Professor Luís Felipe! Que saudades!Guardo no coração os momentos em que tive o privilégio de tê-lo como professor. Quanto aprendizado!! E quanta generosidade com a qual o fazia.Que Deus guie seus passos e te dê direção para continuar ensinando e proclamando a boas ovas de Cristo. Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Janete! Ainda bem que você assinou na mensagem seguinte. Muito obrigado por suas palavras! Jamais esquecerei aquela nossa conversa. Sua vida é um exemplo para mim. Sigamos na luta. Abraço saudoso.

      Excluir
  14. Corrigindo: as boas novas de Cristo.

    ResponderExcluir
  15. Corrigindo: Professor Luiz Felipe! Rsrsrs.

    ResponderExcluir
  16. Querido Professor, Dr. Luiz Felipe Xavier: você é um grande professor, um grande mestre, um grande amigo e irmão, e um grande Pastor. Companheiro de caminhada. Nós, do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix tivemos a alegria de compartilhar de sua presença, talento e trabalho durante dez anos. Foi uma honra para nós. Lamento pela realidade à qual seu texto está se referindo, sobre a educação teológica, e lamento pelo seu desligamento. Receba minha palavra de solidariedade. Que Deus esteja abençoando sua vida, seu ministério e seu trabalho. Um grande abraço a você. Prof. Ferrarezi.

    ResponderExcluir
  17. Obrigado por sua mensagem, professor Ferrarezi! Você é um destes amigos que fiz na Teologia. Sua ligação na semana passada me fez um bem enorme. Você nem imagina. Que conversa boa! Que Deus continue abençoando sua vida, sua família e seu ministério. Quando retornarmos à (nova) normalidade, irei ao Izabela para tomarmos um café. Abraço forte.

    ResponderExcluir
  18. É triste ver o rumo que a faculdade está tomando. Sempre considerei você o melhor professor de lá Luiz. Foi um professor que nos fazia ter ânimo para estar lá presencialmente para aprender em meio a tantos pontos negativos da faculdade. Sou grato por ter tido você como meu orientador ao escrever meu TCC onde coloquei meu coração nele. Foi muito mais que um texto pra concluir meus estudos lá.
    Obrigado pela sua entrega em sala de aula. Pelo amor e carinho pelo que faz.Pela dedicação.
    Tenho certeza que Deus tem planos maravilhosos para você.
    Coragem!

    ResponderExcluir
  19. Grato, Raone!

    Suas generosas palavras me animaram.

    Abraço forte.

    Luiz Felipe.

    ResponderExcluir
  20. Meu velho amigo. Eu seinque quando eubte convidei para trabalhar lá não seria algo fácil. Aquele sistema era muito específico e forte em si mesmo. Eu tinha a sensação que eles estavam nos usando..... por conta da nossa formação. Sua história foi linda e se eu tivesse o poder de te indicar novamente.... eu o faria.

    Abraço

    ResponderExcluir