sexta-feira, 20 de julho de 2018

Gratidão


10 de julho...

Hoje de manhã, fui informado de que não serei mais professor do curso de Teologia do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.

Este desfecho já estava prenunciado, mas a forma como a notícia chegou foi uma surpresa.

Busquei confirmações e as obtive. Confirmações e mais surpresas.

Enfim, chegou o comunicado oficial e o pedido para ir à casa assinar uma carta e levar uma carteira.

Tudo absolutamente novo para mim.

Em pouco tempo, passou um longo filme na minha cabeça...

Em sua cena principal, a voz de Deus dirigida à minha consciência: “Eu te coloquei e só eu posso te tirar.”.

Por muitos anos, estas palavras pacificaram a minha alma; hoje, ainda mais.

No caminho até à Rua da Bahia, 2020, orei...

Esta foi uma oração de muitos agradecimentos e de poucos pedidos.

Comecei agradecendo pelos exatos 10 anos de Izabela.

Agradeci por todas as experiências vividas, tanto as boas quanto as ruins.

Agradeci por estar saindo de lá e ainda seguir na Faculdade Batista e na Redê.

Pedi pelos meus dois amigos, Gilmar e Ebenezer, os últimos professores da época da FATE-BH.

Quem diria que sairíamos juntos?

Neste momento, me dei conta de que somente hoje esta faculdade onde me formei e ensinei estava chegando ao fim.

Agradeci pelo querido casal Sanches, Regina e Sidney, que me abriram as portas no fim de 2005.

Agradeci por cada aluno que tivemos.

Imaginei onde e como eles poderiam estar...

A grande maioria, servindo a Deus com seus dons e em seus contextos.

Alguns poucos, infelizmente, distantes do Senhor.

Neste momento, pedi perdão.

Perdão pelos ensinos equivocados aos quais nossos alunos foram expostos.

Perdão pelo que os meus colegas ensinaram errado e, principalmente, pelo que eu mesmo ensinei errado, embora com a melhor das intenções.

O determinismo é um exemplo do que ensinei errado durante algum tempo.

Perdoado, continuei agradecendo...

Agradeci pelo Edésio e pelo Ferrarezi.

Eles não foram chefes; começaram como coordenadores e se tornaram amigos.

Sou muito grato a Deus por estes amados amigos metodistas.

Assim como o casal Sanches, eles estarão para sempre no meu coração.

Na pessoa da Gislene, agradeci a Deus por cada colega.

Eles foram expressões da bondade de Deus em relação a mim.

A esta altura, já quase chegando, agradeci a Deus pelo privilégio de ter contribuído com a formação de tantos obreiros para o Reino de Deus.

Que Deus consolide esta belíssima construção!

Por fim, agradeci pelo sustento de Deus através do Izabela.

O pão nosso chegou à nossa mesa por meio desta dispensa.

E agora?

Agora, estou me sentindo esquisito.

É, esquisito.

Estou convicto de que a ficha ainda não caiu.

Só cairá em agosto, quando as aulas recomeçarem sem mim.

Sentirei muita falta.

Muita, mesmo!

Agora, é vida que segue.

Deus abençoe o Ferrarezi, o único professor que ficou, e cada aluno que caminha para a conclusão do curso.

Guardarei na memória a última aula, numa terça feira fria, quando, mesmo sem saber o que aconteceria, me despedi dos meus alunos.

Guardarei no coração a banca de TCC da Claudinha, meu último ato como professor do Izabela.

Guardarei no coração a despedida calorosa e chorosa dos meus colegas.

De 15 de julho de 2008 a 10 de julho de 2018.

Deus é bom!

Luiz Felipe Xavier.

24 comentários:

  1. Caro professor ciclos são importantes, e o mais legal de tdo isso é qdo temos a certeza que estamos dentro do tempo de Deus, o tempo propìcio para começar, e neste caso findar um ciclo. E quando se olha para o caminho e percebe que em cada momento Deus se fez presente é maravilhoso. Enfim, que Deus lhe mostre os novos desafios que virão. E te dê paz. Um abraço ecmo vc diz sempre Coragem.

    ResponderExcluir
  2. Me emocionei, Luiz! Que linda trajetória. Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Professor Luiz Felipe. .Vamos abrir uma faculdade de teologia nova?
    Mesmo não tendo formado ainda..apoio!
    Falamos com os outros professores e vamos revolucionar BH..que achas?
    ATT Dimas 31 98458-1972

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oooooooo, gostei, já posso me matricular que dia? Tem que ter pós também! Rsrsrs

      Excluir
    2. Olá, Dimas! Entendi sua mensagem como uma manifestação de carinho e apreço. Risos... Abraço.

      Excluir
  4. Professor, eu não sei como agradecer o privilégio de ter sido ensinado por você, e os demais professores. Realmente é de doer a alma imaginar as coisas acabarem assim, contundo sabemos que estas coisas estão contribuindo para o bem de vocês, pois acredito que todos amam profundamente a palavra. Deus nos deu o privilégio do mérito através de professores tão queridos. Que Ele proporcione novidades para todos vocês, incluindo o nosso querido Manolo que iniciou esta fila, e repare qualquer dor que ficou. Amo vocês em Jesus. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Que o Senhor console seu coração e lhe de sabedoria e força, para enfrentar de frente e de pé, toda a lacuna que está no seu interior.
    Coragem !

    ResponderExcluir
  6. Agora é contratar o Iriam e procurar seus direitos (Que eles não pagam!) Na Justiça do Trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha!!!o sr. Continua o mesmo professor...hahahaha.

      Excluir
    2. Júnior, espero por um final justo e pacífico. Abraço.

      Excluir
  7. Gratidão Amado Professor por tudo que pela direção de Deus, construistes em minha formaçao. Com emoção pela suas palavras e com muito xarinho por você; Fábio Renato.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela trajetória e obrigado por tudo!

    ResponderExcluir
  9. Caro Luiz Felipe, fui seu aluno em 2007 e formei-me em 2010, e vivemos aquela separação da Fate ainda na Igreja Batista Lagoinha, fico triste pelo encerramento do curso epor sua dispensa, mas acredito que o Senhor lhe abrirá novas portas. Que o Senhor lhe abençoe.um forte abraço!!!
    Zeluiz.

    ResponderExcluir
  10. Querido Filipão,
    Eu sei ( e todo mundo ) que Você é um professor excepcional; dedicado, responsável, e que ama o que faz. Ama o conhecimento e ama transmití-lo aos seus alunos.
    Então, se dependesse só de Você esse curso estaria a mil por hora.
    Porém, na linha do comentário da Fátima, vivemos um tempo em que a Teologia está deixando de representar um interesse natural da humanidade. Porque o próprio Deus está está sendo marginalizado pelo pensamento pós moderno e humanista.
    Pobres homens!
    “Dois pecados cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas e cavaram para si cisternas rotas, que não retêm a água”.
    Outras três observações:
    1a.) Quando eu não tenho a
    obrigação de trabalhar, eu uso esse tempo para viver, para desfrutar da vida.
    E isso é uma enorme bênção que dinheiro não paga. Tempo não é dinheiro; tempo é vida!
    2a.) O Deus da provisão é fiel.
    Mas, “ainda que a figueira não floresça, todavia eu me alegro no Senhor”.
    3a.) Deus fecha e abre portas. Isso é totalmente verdadeiro (e bíblico).
    E eu posso descansar, porque Ele
    trabalha diuturnamente.
    E, se “o Senhor é o meu pastor, nada me faltará...”

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Beto! Agora é aquietar o coração e buscar novas direções de Deus. Abraço.

      Excluir
  11. Prezado Professor, amigo e irmão em Cristo, Prof. Luiz Felipe Xavier: Graça e Paz! Li seu texto com emoção e gratidão a Deus por sua vida, e seu ministério, como professor e pastor. De fato, lamento sua saída do Izabela Hendrix e gostaria de registrar, nesse espaço de reflexão, que foi uma grande honra e satisfação tê-lo em nossa equipe. Você contribuiu grandemente para a formação acadêmica e teológica de nossos alunos e alunas. Você engradeceu o nome do Curso de Teologia do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, com sua seriedade, sua dedicação, pontualidade, profissionalismo e suas pesquisas bíblico-teológicas. Espero, sinceramente, que você seja feliz em sua vida pessoal, familiar e profissional. Que seu pastorado seja enriquecido com as bênçãos de Deus, que seu doutorado seja coroado de êxito, bem como toda a sua jornada acadêmica. Você ainda tem muito a contribuir para o enriquecimento dos estudos teológicos em nossa cidade, e em nosso país. Espero que nos encontremos na caminhada da vida, nas jornadas pastoral e acadêmica, a serviço do Reino de Deus. Em nome de todos os alunos(as) do Curso de Teologia, e de toda a nossa equipe de professores, expresso os meus mais sinceros agradecimentos por tudo, e peço desculpas por falhas eventualmente ocorridas nos processo. Do amigo e irmão, Prof. Ferrarezi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Ferrarezi, gratíssimo por suas palavras tão generosas! Amém! Como disse, mais do que um coordenador, você é um amigo. Abraço cordial.

      Excluir