quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Intensidade

Se me pedissem para definir em uma só palavra o ano de 2014, escolheria a palavra "intenso".

Meu 2014 começou cheio de expectativas. Literalmente, era um ano que prometia. Prometeu e cumpriu. Cumpriu superando todas as minhas expectativas.

O primeiro terço de 2014 foi de preparação. Preparação para a chegada da Anne. Thaís e eu pensamos em cada detalhe para recebê-la da melhor forma possível. Projetos aqui, reformas ali e ajustes acolá. Tudo o que nós desejávamos era #VemAnne.

Anne veio no fim do primeiro e no início do segundo terço de 2014. Chegou no dia 28 de março, a tarde. Tomá-la nos braços foi a experiência mais emocionante da minha vida. Que presente maravilhoso Deus nos deu! Anne chegou trazendo-nos muitas alegrias e muitos desafios. A alegria de vê-la sorrindo no berço toda manhã é indescritível. Em algumas dessas manhãs, oramos juntos na janela, de frente para o parque. A alegria de vê-la brincando no banho nas tardes de quarta e de domingo é encantadora. Como esta menina gosta de água! Acho que neste aspecto ela puxou o pai. A alegria de vê-la mamando em meus braços nas madrugadas de novembro e dezembro é impagável. Suga o leite da mamadeira, enquanto faz carinho na minha barba. Mas Anne também trouxe desafios. O desafio da paternidade. Acho que a mãe recebe a maternidade no ato da concepção, ao passo que o pai a recebe num processo que se estende por toda a vida. Honestamente, Thaís é excelente! Eu tento ser. Deus é testemunha. O desafio de viver para fora. Por meio da Anne, Deus está me ajudando a ser menos egoísta. Isto é uma grande bênção!

No terceiro terço de 2014 teve Copa do Mundo no Brasil. Melhor, teve Recopa Sul-Americana em Belo Horizonte. Diante da Recopa, a Copa foi apenas um detalhe. Foi bacana ver o Galo ganhando mais um título continental. Depois da Copa e da Recopa, o mês de agosto foi de muito trabalho e muita apreensão. Compromissos extras de trabalho drenaram boa parte das minhas energias. Além disso, a cirurgia do Beto, meu sogro, e a polarização política que antecedeu as eleições presidenciais me deixaram apreensivo. Na ocasião, consolidei a minha opção de votar alter-centrado ou pobre-centrado. Agosto e setembro não foram fáceis.

Tendo passado pelo tempo da apreensão, o quarto e último terço de 2014 foi de muita correria e de muita alegria. Correria para ver o primeiro Fórum Jovem da Aliança tornar-se uma realidade. Correria para encerrar as atividades nas faculdades e na igreja. Correria para escrever um projeto de continuidade dos estudos no próximo ano. Correria, muita correria. Alegria por ver o Galo ganhar a maior e mais emocionante Copa do Brasil de todos os tempos. Por falar em futebol, em 2014 eu vi de tudo, só não vi o Crüzeiro ganhar do Atlético. Depois de muito sofrimento, há 3 anos, temos o melhor time do Brasil. Alegria também de ter conseguido concluir quase tudo que comecei fazer. É bom quando isso acontece!

O 2014 intenso chegou ao fim. Sou muito grato a Deus por tudo que vivi. Estou cansado e agitado, porém, cheio de esperança. Esperança de um 2015 melhor e mais tranquilo. É isso que eu desejo e é por isso que eu oro.

Que a graça de Deus se renove sobre todos nós no ano que se inicia! Que venha o 2015 e que ele seja excelente!

Luiz Felipe Xavier.